terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

gueixa


Cada vez que uso pastel, sinto como estou longe de dominar a técnica! Achei esse trabalho simplório, apesar de ter sofrido com ele, desde a fase de pesquisa de imagens. Estou enrolando nesta gueixa desde outubro, boa parte concluída, empaquei na mão e nas varetas chatérrimas da sombrinha, coisas que acrescentei. A foto era boa e não era: tinha flash. Daí esse efeito na pintura tão artificial. Não me preocupei com os traços da modelo, usei apenas como referência com bastante liberdade, o que pode ser perigoso nas mãos ineptas de uma amadora. Falando em mãos, tentei usar a minha de modelo, mas sendo magra demais não combinou, hehe, fora isso, usei (eu não aprendo mesmo!) marrom precipitadamente e sujou, não consegui sobrepor. Ou tenho dificuldade com tons de pele ou minha caixa é limitada... Falta de planejamento dá nisso! Os amantes do pastel seco logo notarão seu mau uso: o papel não respira em ponto algum, ficou muito empastado. Isso faz com que perca o frescor, luminosidade, tudo aquilo que o pastel tem de melhor para oferecer. Sei que devia ter um bordado no quimono, ou algum desenho na sombrinha, mesmo que fosse uma coisa vagamente sugerida, mas paciência tem limite. Simetria não é mesmo meu forte, nota-se tanto pelos traços da gueixa quanto pela sombrinha. Um dia faço melhor.

Nenhum comentário: